homeempresaespecificaçõescontato
 
 

PTAX para | 25/07 - R$ 2,2293

Tel: (11) 5566 5555
(11) 9-4815-6789 (TIM)
ID: 55*82*25297
Av. Mascote, 486 - cj. 11
São Paulo | SP | Brasil
 
 

DETERGENTES LIQUIDOS ENZIMÁTICOS

Considerações gerais para sua estabilidade:

As enzimas são moléculas protéicas complexas que devem manter sua estrutura para que sua atividade catalítica seja preservadas.

Por este motivo temos algumas considerações abaixo para minimizar a perda de atividade durante a formulação e armazenamento dos detergentes contendo enzimas.

As considerações abaixo garantem uma estabilidade satisfatória das enzimas em formulações e durante a armazenagem do detergente nos postos finais de venda.

- a quantidade de água contida na formulação do detergente deve ser menor ou igual a 50% uma quantidade maior interfere na estebilidade enzimática pois as enzimas são hidrolases portanto reagem com a água.

- A temperatura durante o processo de formulação do detergente que irá conter enzimas não deve superar 35 graus Celcius para que elas(enzimas) sejam adicionadas a formulação.

- A temperatura de armazenamento do detergente enzimático não deve ser maior que 38 graus Celcius sendo a temperatura ideal em torno de 22 graus Celcius

- Devemos tomar cuidado com a presença de oxidantes fortes pois eles podem inativar as enzimas principalmente cloro,deixando claro que a GENENCOR tem em sua linha de produtos enzimas com resistência a alguns oxidantes.

- O pH da formulação final deve estar adequado com o tipo de enzima que irá utilizar para que a atividade das mesmas se mantenha.

- Os boratos estabilizam a atividade da enzima

- A faixa de 100 a 150 ppm de Cálcio estabilizam e complementam a atividade das enzimas.

- Os citratos complementam a atividade enzimática dos detergentes

- Certos tenso ativos não iônicos tendem a estabilizar a atividade enzimática enquanto que tenso ativos aniônicos podem desestabilizar a atividade enzimática.

- Lembrando que as enzimas deverão ser adicionadas a formulação no final do processo depois que toda a formulação estiver dentro de condições de temperatura e pH conforme foi citado nos itens acima.

- É importante salientar que a água utilizada na formulação deverá ser isenta de cloro portanto a utilização de um Hiposulfito de Sódio também é indicado.